OFICINA CLOWN
Príncipe Real | 04/05/2020 a 06/07/2020 | semanal (2ª feira) | 19:30 - 22:30 |Cassefaz
A oficina acontece às segundas das 19:30 às 22:30, durante 10 semanas, na Rua Academia das Ciências 24C em Lisboa. As sessões estão desenhadas para que o grupo seja o mesmo do princípio ao fim. Existe um limite máximo de 10 participantes.
Datas: 4/05, 11/05, 18/05, 25/05, 1/06, 8/06, 15/06, 22/05, 29/06 e 06/07
Total de horas de formação: 30h
Valor da Oficina completa - 220€
Algumas informações práticas sobre a Oficina Clown:
-
As sessões estão desenhadas para que o grupo seja o mesmo do princípio ao fim.
-
Existe um limite máximo de 10 participantes e um limite mínimo de 6 participantes em cada turma.
-
As inscrições apenas são consideradas finais após o preenchimento do formulário e pagamento do sinal de compromisso não reembolsável de 60€.
Podes ver mais informação sobre a nossa abordagem , ler alguns testemunhos ou consultar a nossa fantástica equipa de desfacilitadores.
A NOSSA ABORDAGEM
A Oficina Clown é um poderoso e profundo processo de auto-conhecimento que te ajudará a conhecer melhor a criança genuína e espontânea que ainda és, com toda a tua energia e curiosidade.
As pessoas que participam nas nossas oficinas relatam:
-
um aumento da alegria no dia-a-dia e uma descomplicação da vida
-
um reencontro com a sua espontaneidade
-
um reavivar do olhar curioso sobre si e sobre o que as rodeia
-
uma redescoberta de novas e velhas partes de si, das suas emoções e sensações no corpo.
Nós utilizamos a técnica de clown (técnica de palhaço) como ferramenta base da oficina, pela aceitação que o palhaço tem de tudo o que lhe acontece fora e dentro de si. E também porque adoramos rir!
Mas a oficina não se fica pelo clown, utilizamos também a dança e a meditação ativa como veículos de exploração e partilha. Como o Ricardo gosta de dizer, estar em clown é estar num estado meditativo.
A oficina está construída em 3 fases:
-
No início o objectivo é co-criarmos um espaço seguro, sem julgamentos, onde todos podemos ser imperfeitos, tal como já somos.
-
Depois exploramos o que é estar em contacto comigo mesmo e como é que o clown vive dessa partilha genuína do que sente.
-
No final trazemos a nossa vida para o clown e o clown para a nossa vida. Abordamos as nossas dúvidas existenciais e práticas, os nossos problemas, e o que sentimos no dia a dia.
Ao longo da oficina podes ainda contar com um espaço de experimentação, em que vais brincar com estar no palco, com olhar nos olhos das pessoas e com a experiência do fracasso e do sucesso. Vais fracassar como só o palhaço sabe fracassar e chegar ao êxtase.
Perguntas Frequentes:
P: Posso fazer o pagamento faseado?
R: Sim, é possível fasear o pagamento da oficina sem qualquer custo adicional.
P: Estou na dúvida se me devo inscrever nas mesma turma que @ meu/minha amig@ ou companheir@?
R: Já tivemos vários amigos e casais a frequentarem a mesma turma e o feedback que temos até agora é muito positivo relativamente à transformação na relação e à partilha de mais um espaço em comum. Acreditamos que cada um sentirá o que é certo para si.
P: Eu sou uma pessoa tímida, acham que este trabalho é para mim?
R: Cada pessoa faz um percurso diferente do outro, e a oficina está desenhada para ter esse espaço, por outro lado, parte do trabalho que fazemos é construir um espaço seguro onde todos se sintam seguros para se poderem explorar.
P: Quem vai (des)facilitar a Oficina que vou frequentar?
R: Todas as oficinas têm uma equipa de 2 (des)facilitadores com formação específica no processo da OficinaClown. Todas as oficinas seguem a mesma estrutura base existindo um acompanhamento do processo de facilitação pelos afundadores ao longo da oficina. Faz parte da nossa filosofia que não seja relevante quem a facilita, sendo o nosso compromisso que tod@s @s desfacilitadores estejam à altura do processo. Após a inscrição na oficina enviamos um email com todas as informações, incluindo quem serão @s desfacilitadores.
P: O conteúdo da oficina é o mesmo em Lisboa e no Porto?
R: Sim, embora no Porto sejam apenas 5 sessões, cada sessão é dupla, por isso têm uma duração maior.
P: Eu não quero ser palhaç@ e até tenho medo de palhaç@s, faz sentido fazer a oficina?
R: Este não é um processo de desenvolvimento artístico, mas sim um processo de exploração pessoal. Tudo o que usamos é a técnica de palhaço e o nariz vermelho como máscara.
P: Já sei que não vou poder estar presente em algumas sessões, vale a pena inscrever-me?
R: O processo está desenhado contando com esse facto. Em 10 sessões é comum todas as pessoas terem 1 a 3 sessões onde não podem estar presentes. Mais do que isso não recomendamos.
OS ESPAÇOS QUE NOS ACOLHEM
No Príncipe Real, a oficina decorre nas instalações da cassefaz, mesmo no centro de Lisboa, a 3 minutos a pé do Principe Real.
Rua Academia das Ciências 24C, Lisboa
No Areeiro a oficina decorre nas instalações da Escola do Amor, a 5 minutos a pé da estação de metro Areeiro.
Rua Sarmento Beires 45B, Areeiro
No Campo Pequeno a oficina decorre nas instalações da Casa do Ser, a 5 minutos a pé da estação de metro campo pequeno.
Rua David de Sousa nº 13B, R/C esq, Lisboa
TESTEMUNHOS
Em geral, qual foi o teu grau de satisfação com a oficina?
4.85
Average rating
"Simplesmente não queria largar mais essa oficina. Me sinto muito livre no espaço do clown e queria estar o tempo todo brincando naquele espaço. Vivo em Braga e em nenhum momento me deu preguiça de ir ao Porto para fazer a oficina. Pelo contrário, contava os dias para que chegasse o momento da oficina."
Jairo, Investigador, 29 anos
"Para mim e para o meu desenvolvimento pessoal foi das melhores coisas que já fiz, adorei mesmo, força com o excelente trabalho."
Filipe, Restauração, 27 anos
"A participação na oficina clown permitiu ter uma maior autoconsciência das minhas caraterísticas pessoais e refletir sobre as mesmas. Encorajar-me a ser uma pessoa mais autoconfiante, assertiva, divertida e arriscar mais!!"
Sofia, Psicomotricista, 25 anos
"Diria que foi como mergulhar a minha mão no peito e retirar um dos rabiscos de papel que transporto, selados; depois oferece-los, como quem envia um postal nos dias certos, a quem partilha uma viagem connosco."
João, Engenheiro Informático, 36 anos
"Participar na oficina de clown foi uma experiência inesquecível! Ri, saltei, pulei, dancei, refleti, meditei, chorei, abracei, sorri... dei-me tempo para me conhecer e me experimentar. Tempo para mim! Sinto que me transformei! :)"
Ester, Gestora de projetos sociais, 32 anos
"Foi uma viagem maravilhosa às minhas profundezas: pensamentos, sentimentos e sonhos. Hei-de repetir ;-)"
Pedro, Diretor Comercial, 39 anos
"Aqui eu sou feliz.
Contruímos entre nós um espaço/convite para cortar a corda que nos prende às regras de sempre. Aos poucos despertamos para o que há de belo, simples e espontâneo em nós. E aprendes com o Rodrigo e o Ricardo o verdadeiro sentido de 'está tudo certo'.
Eu já vos disse...que aqui sou Feliz? "
Margarida, Consultora de RH, 31 anos
"Certamente que após o curso de palhaço nada será como dantes. A minha percepção de espaço mudou. É bem visível em mim a alterações benéficas e o impacto que cada sessão teve. Poderia poetizar a coisa mas, para quê? Cada um de nós mostrou o que tinha e nada mais. Mas, foi este nada mais que se transformou em algo fantástico e energizante a vontade de sentir que o nada me amedronta e ao mesmo tempo me atrai."
Isabel, Bibliotecária, 49 anos
"A minha evolução foi magnífica. Em cada sessão saía completamente eufórica e a pensar mil coisas diferentes, com uma energia positiva infindável. Cheguei à oficina encurralada numa caixa muito pequenina... Saí completamente liberta. Embrenhada numa emoção e numa sensação que espero nunca esquecer. Saí poderosa, cheia de garra! Capaz de deitar abaixo qualquer barreira, aos saltinhos, feliz e contente como uma criança inocente. :)"
Joana, Consultora Informática, 30 anos
"This was my first clown course. For me it was more a school of life than a formal or technical course. It was a special opportunity to grow up and focus on my inner part through the experiences shared with the other participants. By the end, I did not expect to feel so comfortable with my clown."
Valentina, 33 anos